Friday, November 27, 2009

Continuação de Daria

“Agora vou fazer uma lista de razões pelas quais eu amo Daria e porque eles deveriam ou colocar reprises ou criar novos episódios que focassem em adolescentes dos anos 1990s. A geração dos anos 2000's não iria mesmo se encaixar:
1. Daria tinha o visual mais legal de todos, especialmente porque nada combinava com nada.
2. Trent era um cara maneiro mesmo. Quem não gostaria de dar umas voltas com ele?
3. Quem mais não iria querer uma melhor amiga de nome Jane Lane que era incrivelmente boa em artesanato?
4. Daria vivia em um quarto com paredes acolchoadas. Não precisa dizer mais nada.
5. Os Morgendorffer retratavam famílias suburbanas muito precisamente. Sem noção. Hilário.
6. Brittany e Kevin não poderiam satirizar adolescentes populares melhor do que foi feito, atuando como chefe das líderes de torcida e capitão de futebol americano.
7. Daria sempre entra com aqueles sofisticados adágios que sempre confundiam o ouvinte, mas eles eram tão verdadeiros sobre a vida e sua cultura!! Aquela sabedoria...
8. Eles sempre faziam piada das músicas populares daquela época, i.e. "Getting Jiggy with It" do Will Smith.
9. Celebridades em desenhos animados nunca faziam mal a niguém, especialmente se os escritores estavam fazendo piada deles como ícones pop. Por outro lado, era legal ver estrelas como Dave Grohl incorporados como desenhos animados de televisão.
10. Os títulos, que eram jogos de palavras, eram sempre tão espertos e bem sacados.
11. O final com slideshow de personagens vestidos com fantasias obcenas sempre acrescentava uma risada extra ao final do show.
12. O programa favorito de Daria, "Sick Sad World", sempre retratava a cultura americana no seu estado mais verdadeiro, natural e tosco. O quão mais verdadeira é a atual "tv realidade"?
13. Eles retratavam professores doidos com uma semelhança sinistra, como o Sr. Demartino com os olhos saltados. Ah!
14. Quinn e Daria não poderiam estar mais longe uma da outra. Não é verdade com um monte de irmãos? Quinn era tão envergonhada de Daria também, que sempre a levava mais longe em situações para embarassá-la cada vez mais. Irmã fantástica.
15. Todos nós amávamos aquela banda de escola que pensávamos que iria estourar mas nunca estourou. Daria tinha o Mystik Spiral. Trent, é claro, fazia a banda ser irresistível.
16. O triângulo amoroso entre Tom, Daria, e Jane era tão realista, mesmo que fosse doloroso assistir, retratava a realidade adolescente muito bem.
17. Todos nós tivemos um “nerd” escroto na escola como o Upchuck. Infelizmente, manés como Upchuck irão se tornar mais ricos do que nós algum dia. Triste mas verdadeiro, ou “mundo triste e doente” (Sick sad world)?
18. O Clube da moda, “panelinha” popular da Quinn, realmente mostrava como essas “panelinhas” e a popularidade eram importantes para as adolescentes. Na realidade, elas não são tão espertas, são? Pelo menos fazia a nós, os “por fora” nos sentirmos compensados.
19. O irmão mais velho sempre não era alvo de “paixonites”? Daria era definitivamente vítima dessa desventura com Trent...
20. Jamie, Joey, e Jeffy, Os seguidores de Quinn, realmente mostraram o quão longe os rapazes vão pela atenção de uma garota, ainda por cima os escritores espertamente bolaram os nomes deles de modo a representar simbolicamente o quanto eles são parecidos, com seus nomes quase idênticos.

Esqueci alguma boa? Se importam de adicionar algo mais?
Por favor respondam por Daria. Ela tem sido negligenciada há muito tempo por ter sido cancelada. Algo precisa ser feito para trazê-la de volta.”

Gente, apesar de concordar que Daria era muito legal, preciso dizer que não concordaria com uma volta. Pelo menos não com inéditos. Seria mais ou menos como refazer o Armação ilimitada". Passou a época. Mas não me negaria a ver umas reprises...Aliás, quem quiser, pode assistir online aqui
Pronto. Fui.

Tuesday, November 24, 2009

passadinha rápida

Só pra postar um link que eu gostaria muito que todos vissem. É minha nova bandeira. Até então, como muitos já sabem, separava o lixo seco e reciclava, mas ainda descartava o lixo úmido. Agora estou aderindo à compostagem. Veja aqui como fazer. É bem legal, e dá até pra vender como adubo orgânico. Então, olha só: 1. reciclar é o básico. Todo mundo pode separar latas, garrafas e papeis e doar a uma cooperativa; 2. fazer a compostagem é o próximo passo. É bem divertido, seu lixo já se reduz em 40%, e tirando aquele volume todo dos plásticos e papéis, você praticamente zera sua contribuição para a poluição no planeta; 3. Não vamos nos esquecer do óleo usado, né gente? Doação pra fábricas de sabão, em supermercados também recolhem. Por falar nisso, pilhas e lâmpadas também não devem ir para o lixo e podem ser depositados em bancos e lojas identificadas com o selo.
Parece difícil, mas não é. Mais difícil vai ser ficar velho num mundo a la "matrix", sabendo que você podia ter feito algo pra ajudar a mudar isso e não fez.

Saturday, November 21, 2009

revival

Fuçando nos arquivos do blog, achei uma postagem totalmente rabugenta dos primórdios do NUTS, quando eu ainda estava internada naquela terra louca chamada Natal. Aí vai ela (O quê? Que culpa têm vocês? Vieram aqui, ora. Agora aguentem, rsrsrs)

"Momento Bruxa Keka
Vamos lá! Todo mundo comigo!! Vamos conjugar o verbo APARTIR!!! No pretérito, pra ficar mais emocionante (vocês já vão entender porquê):
eu aparti
tu apartiste
ele apartiu
nós apartimos
vós apartistes
eles apartiram

Gostaram? Então, ensine a seus "minino", ensine a seus "vinzinho", e mostre como tu é sabida. Não esqueçam: "vocer é o que vocêr falá" (tradução: você é o que você fala).
Gente, acho que nem a Xuxa é capaz de tamanho humor negro, fala sério!!
Ah, pra quem não entendeu nada: discipulos de Keka, estamos falando do verbo PARTIR, que frequentemente é visto pela cidade, coitado, travestido, com um A que resolveu montar nele dado o uso frequente de ambos em uma expressão, antigamente conhecida como "A PARTIR", que significa "a começar", "valor inicial", etc. Esta expressão virou uma palavra única, ou melhor, um verbo, e se eu o conjugasse no Presente, infelizmente ele iria se parecer com o verbo "apartar" na primeira pessoa e vocês iriam dizer que estava certo. Ah, e agora perdeu a graça. Explicar piada não tem graça. E eu também não tenho graça. Mas fazer o quê?"
(em 01/09/2005)

Sunday, November 15, 2009

blog brasil academico

Muito bom, tem coisas bastante interessantes aqui. Inclusive um assunto sobre o qual vou falar muito em breve. Uma dica: tem a ver com o poder da mídia...*ih, mais um assunto chato escrito por uma chata pedante que acha que entende alguma coisa de alguma coisa...* Né não. Prometo.

PS: ainda estou devendo a conclusão do post sobre a Daria. Tou acabando e assim que retornar posto.

Thursday, November 12, 2009

lista de blogs/sites atualizada

Estou atualizando a lista de blogs e sites que leio, mais para meus fiéis 3 (ou 4, ou 5 ou 0... o numero no Motigo varia) leitores que para mim mesma, já que aderi de vez ao reader. A tal ponto que nem tenho lido mais os blogs e sites que não permitem feeds (sorry, Piovani!!). Então, é isso. Saibam nos links aqui ao lado quais sites da Internet que deixam meu marido louco quando chega em casa e me vê paralisada em frente ao lcd (na certa porque esperava ele mesmo ser paralizado pelo mesmo asssim que chegasse...)

UPDATE: Links devidamente atualizados. Alguns apagados, por falta de atualização, que Internet é isso, veículo implacável com quem não tem "dynamics" (falta de espaço também contribuiu...). Com muita dor no coração, deletei também o link do meu antigo site no Geocities, que como vocês bem sabem (não?), foi desativado... Enfim, tá lá. Até meus blogs recebem faxina. A casa que é bom, tá esperando a dona desparalizar do pc...

Sobre Daria

Aqui, uma tradução de um texto que achei na internet sobre o seriado "Daria" que foi ao ar pela MTV no final dos anos 1990. É meio antigo (2007 - o texto) mas é legal, porque Daria é uma personagem legal. Eu gosto. Tá bom, isso nunca foi termômetro pra ninguém, mas o bonequinho do Globo também não é, e nunca vi ninguém criticando as críticas dele (ou melhor, deles - são vários "bonequinhos").

"Se você era adolescente nos anos 1990s, você conhecia Daria. Você conseguia cantarolar a música tema de Daria. Você podia até mesmo representar a introdução de Daria.
E aí, eles tiraram Daria do ar.
Não me pergunte como minha mente estranha pousou no tópico de Daria (talvez alguns não estejam tão tristes porque Daria tinha uma linha e uma base de fãs meio "cult"), mas eu desejava uma sátira em desenho que fosse cômica, intelectual, e representando a geração adolescente do jeito que esse show fez.
A música tema às vezes pula na minha cabeça, e quando coloquei Daria nas minhas mensagens de "away", fui bombardeada com uma resposta massiva. Daí o post.
O que você lembra sobre a Daria? O que você gostava nesse seriado?
Vou descarregar meus pensamentos e descobertas recentes sobre o programa.
Primeiro, Daria foi um "spin-off" (derivação) de Beavis and Butthead. Daria era uma personagem secundária que tinha potencial para seu próprio show. O cinismo de Daria e a representação de uma adolescente típica dos anos 90 se mostraram bons para a MTV que deu sina verde para o piloto. Queria que Jeannine Garofolo realmente fizesse ela mesma a voz de Daria.
Daria quase foi chamada "The Esteemers". Boa escolha a não escolha desse nome.
Daria foi ao ar de 1997 a 2002, quando Nogin pegou e levou ao ar por um tempo. Infelizmente, só vai ao ar em países como o Reino Unido, apesar de eu ter certeza de que alguém poderia comprar um pacote com várias temporadas de Daria. Confira no site se você estiver interessado em recapitular as memórias de Lawndale High."
No próximo post publico a tradução dos motivos que levaram a autora Jami a escrever sobre Daria.

Se quiser ler o original e malhar minha tradução, vá em http://musingforamusement.blogspot.com/2007/11/daria.html

Saturday, November 07, 2009

cotidiano da vida diária no dia a dia

hehehehe...éééééeu sei que ficou sem graça, mas eu não perco nenhuma oportunidade mesmo, né? Seguinte: Até achar algo melhor pra escrever no Crônicas, vou atualizar por aqui mesmo. Aquilo lá vai ser meio que um portfólio, onde vou postar as m* que saírem melhores. E aqui,como já disse, é meu diário mesmo, onde por exemplo, na terça contarei uma historinha que inventei depois que voltei do mercado. É, pr'ocês verem,é cada uma que a gente ouve...cada situação...
fui, então. até terça.

UPDATE: Mas postei uma croniquinha meio antiga lá. Só pra constar.

Sunday, November 01, 2009

semana caótica

Nem sei como vai ser...essa semana vai ser curta pra mim,e não é (só) por causa do feriado. Tenho pessoas a visitar, compras a fazer, trabalhos a montar, aulas a dar e...começo minha pós na quintaaaaa!
Não sei nem se anoto tudo na agenda ou se faço logo uma lista num formulário contínuo...
Ah, amanhã tem texto inédito no CRÔNICAS. Dependendo de como ficar o caos da minha vida (variável diretamente proporcional ao volume de trabalhos que vou receber do professor da pós), vou ficar alternando entre os dois blogs, com uma postagem semanal em cada. Talvez o NUTS na segunda e o CRÔNICAS na sexta. Ou sábado. Não sei. Só sei que vai ter novidades.
Ciao.