da
Wikipedia:
"A
retórica é a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através da
oratória, ou outros meios de comunicação. Classicamente, o
discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também — e com muita relevância — o discurso escrito e o discurso visual.
(...)
A
retórica aristotélica, de certa forma herdeira daquela de
Sócrates, procura fazer o interlocutor convencer-se de que o emissor está correcto, através de seu próprio raciocínio. Retórica não visa distinguir o que é verdadeiro ou certo mas sim fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a ideia implícita no discurso representa o verdadeiro ou o certo.
(...)
A conhecida frase “o homem é a medida de todas as coisas” surgiu dos ensinamentos sofistas. Uma das mais famosas doutrinas sofistas é a teoria do contra-argumento. Eles ensinavam que todo e qualquer argumento poderia ser contraposto por outro argumento, e que a efetividade de um dado argumento residiria na
verossimilhança (aparência de verdadeiro, mas não necessariamente verdadeiro) perante uma dada plateia.
(...)
A
imagem pode possuir uma retórica tão ou mais poderosa quanto o
texto. Como parte de uma estratégia de comunicação (publicitária ou
ideológica), a imagem é um instrumento tão poderoso quanto um discurso no rádio ou um livro panfletário. No entanto, por ser inúmeras vezes mais sutil que o som estridente dos megafones ou que as palavras de ordem dos panfletos, a imagem faz sua mensagem fluir muito mais facilmente através das massas. A propaganda publicitária descobriu isso há muito tempo e usa essa mensagem para vender produtos. Dessa forma, torna-se ainda mais convincente e útil."
Portanto, meus amiguinhos, cuidado. A festa da democracia está começando. Mas os "party poopers" estão por aí, com um discurso afiado e sofismático na ponta da língua, pra te convencer, e fazer você se arrepender de ter votado neles. Atos falam mais do que palavras. Pesquisem, analisem. O mau juiz trai o que vê pelo que ouve. O bom juiz corrige o que ouve pelo que vê.