Friday, May 26, 2006

paciência

Voltei a uma mania bem antiga, do tempo do meu primeiro computador (segundo, na verdade; meu primeiro computador era um CCE que em vez de “disk drive” tinha um “tape recorder” e, bem, nunca funcionou...). Tinha um computador, mas só usava pra exercitar minhas lições do curso de informática e, bem, é aí que chego a minha mania (digressão! Um mal necessário?): jogar paciência.
Isso é alguma piada? Antes fosse, porque paciência (a virtude, não o jogo) não é o meu forte. Mas gosto desse joguinho besta, poxa. E atualmente estou gostando mais ainda, porque dada a minha deficiência do que sobrava em Jó, preciso me ocupar de alguma coisa, e o “solitaire” me pareceu ser o ideal. E começo a ver o quanto ele é parecido com a vida e o que fazemos dela.
Minha vida está uma zona. Tudo embaralhado. Mas sei exatamente o que quero fazer, qual o meu objetivo. Mesmo que às vezes eu não saiba ao certo nem como fazer para começar. Às vezes começo de qualquer jeito, jogo por instinto. E dá certo. Outras, já com método, ou seguindo sugestões. Nem sempre acertando. Às vezes entro numa jogada que parece promissora, mas um deslize e pronto: lá se vão todas as cartas boas e eu fico presa nua pilha de situações mal resolvidas, e me vejo obrigada a abandonar meu jogo. “Dar as cartas”? E abandonar a estratégia tão bem articulada? Mas se eu tivesse feito isso em vez de aquilo... Poxa, podia ter dado certo. Podia, não podia? Mas não deu. Que pena, vamos começar de novo. Que chato. Ponha a cabeça no lugar, não pode se jogar de qualquer jeito...de repente, a gente tem uma inspiração, e as coisas começam a se encaixar. Pronto! Consegui!
O que fazemos de nossas vidas é responsabilidade nossa. Independente de como fazemos, seja seguindo conselhos, tentativa e erro...se algo dá errado, a culpa não é de quem te deu o conselho: é nossa. Então, paciência! E “dar as cartas” pode parecer uma boa opção. Melhor admitir a derrota e partir pra outra. A gente nem sempre ganha, mas não é por isso que não vamos mais jogar.
PS: Não estou comparando nossa vida a um jogo. Isso me lembra aposta, que me lembra loteria, que me lembra de uma pessoa que me deu o pior conselho sobre casamento que eu já pude ouvir, e pior ainda, na época eu acreditei. Jogo é o que as pessoas fazem da vida. Eu optei pelo simples. A partir de agora, eu apenas vivo. Não “apostando” em nada, mas acreditando no que eu quero pra minha vida. Apostar é dar sorte pro azar. Eu espero o melhor

No comments: