Monday, September 21, 2009

Ainda no fórum

Aguardava minha vez na defensoria. O conceito de "vez" lá é muito relativo, pois a vez não é sua, é do processo, que pode (ou não) estar na pilha, e pode (ou não) estar em cima, o "não" acontecendo com mais frequencia. Enquanto aguardava, ouvia conversas. Joana D'Arc devia se sentir assim. Meio louca ouvindo vozes. Eram diálogos tensos de ex-casais, pessoas com duvidas perguntando a outras também com dúvidas. De vez em quando alguém me pedia uma informação. Em um dado momento uma jovem se aproximou de mim. Era jovem mesmo, com cara de adolescente, e estava muito agitada. Já tinha vindo de outro lugar e mandaram ela pra lá, e ela já estava "de saco cheio e sem paciência" com a não solução do seu problema. Sem ter nem noção do porquê, me mostrou um papel com um número de processo, que quase recusei se ela não tivesse enfiado ele no meu rosto. O processo de separação já havia sido arquivado, o que expliquei pra ela. "Então estou separada!?", perguntou atônita. Eu disse que sim, se ela foi a audiência com o marido e ambos concordaram, provavelmente a sentença foi favorável. Xingando um palavrão do tamanho do Vade Mecum, ela bateu os pés "adolescentemente" perguntando: "E agora?" Estranhando a reação, questionei, ao que ela me explicou. Ela casou, teve um filho e em seguida separou, porque o cara era muito ciumento. Isso há uns três anos. Abriu o processo, e intimados os dois, compareceram ao fórum. Resolvido na hora. Ela não procurou mais o fórum desde então. Expliquei a ela que não haveria problema, já estava tudo resolvido, estava separada. Agora era desarquivar o processo e pedir conversão em divórcio. Ao que ela me responde: "Mas eu não quero! Eu voltei pra ele!"
Só então notei a barriguinha saliente da moça (sem duplo sentido por favor). Limitei-me a explicar que ela deveria pedir desarquivamento e dar entrada em uma restauração de sociedade civil. Batendo pezinho e bufando feito uma adolescente, ela saiu em busca do seu objetivo. E eu pensei cá comigo:"mundo doido". O programa "troca de casais" deveria vir em busca de personagens lá no Fórum.

No comments: