Friday, April 09, 2010

como identificar um spam catastrofe

Retirado daqui. Que pena, eu já tinha pensado nisso, mas queria mesmo era zoar as mensagens... enfim, "back to scratch":
"1 - Todo email escrito com letras garrafais é falso (quem gosta desses emails, geralmente é o pessoal mais velho, e a vista já tá meio cansada, sacumé). Se tiver várias cores de fontes, é mais falso ainda.
2 - Todo e-mail implorando “REPASSEM!” é falso. Geralmente são psicopatas desocupados inventando teorias conspiratórias ou se passando por detentores de inside informations.
3 - Todo e-mail dizendo que “saiu” no jornal “A”, na revista “B”, no site “C” ou “está na internet/imprensa - genérico”, sem dar um único link é falso.
4 - Todo e-mail falso coloca alguma “autoridade” no rolo - e isso já vem logo no subject (veja este, por exemplo, “recados da Polícia Militar”), para dar credibilidade.
5 - Todo e-mail que já foi ENC por mais de uma lista de contatos é falso.
6 - Todo e-mail falso contém as palavras: “importante”, “imperdível”, “inacreditável”, geralmente em caixa alta.
7 - Todo e-mail contendo análises polêmicas ou notícias muito escandalosas, e que você nunca viu na capa de qualquer portal, é falso. Afinal, o jornalismo não tá lá essas coisas, mas também não vai deixar a Tia Marocas ficar sabendo de algo tão bombástico antes deles, né?
8 - Existem formas mais eficientes de espalhar boatos na internet. Quem manda esses emails ainda está na web 0.5.
9 - Especificamente sobre as correntes que denunciam novas modalidades de crime, muito embora as histórias contadas sejam verossímeis, JAMAIS a Polícia divulgaria com estardalhaço e detalhes o chamado “modus operandi” dos bandidos, pois isso estimularia novos golpistas. Estaria, no jargão policial, “dando a fita”. Se os casos descritos realmente ocorreram, foram contados por vítimas e romanceados pelo spammer.
10 - Ainda em relação a spams de crimes e golpes, quando o e-mail diz que a informação vem da Polícia, é falso COM CERTEZA – na melhor hipótese, veio de um policial isolado, mas isso deve ser posto em dúvida. Fato é que o Serviço de Comunicação Social da PM não divulga dados sobre crimes ou ocorrências específicas, a não ser que envolva diretamente a corporação – PM como vítima ou indiciado. "

No comments: