Saturday, January 07, 2006

Convivência

Por força do meu trabalho, tenho que conviver com pessoas. As pessoas, vocês sabem, podem ser muito más. Mesquinhas. Alunos então, nem se fala. Nunca fui muito "social", popular na escola, ou coisa do gênero, tinha meu grupinho de amigos e só. Mas graças à minha profissão, aprendi a lidar com as pessoas. Continuo não sendo social, mas sou mais maleável e tolerante à presença de outras pessoas em um mesmo ambiente. Tenho aqui e ali um ataque de pelanca e me isolo, mas no geral eu supero uma reunião de uma hora sem crises de Agorafobia.
Porque estou falando isso? Bom, porque vejo muita gente popular e extrovertida que não sabe lidar com o ser humano de forma isolada. Que adora platéia, mas trata mal um colega de trabalho. Acho interessante descobrir como lidar com um indivíduo e suas "manias", e acho até que se fosse em outra época, teria partido para a Sociologia. Se bem que isso é mais Psicologia mesmo. É legal aprender a falar com alguém, até pra evitar que você mesmo se estresse com aquela pessoa, e vice-versa. O principal disso é que você mostra que a pessoa é importante pra você, e o relacionamento ganha mais.
Voltando ao primeiro parágrafo, como professor a gente aprende a lidar até com maldade e mesquinharia, para que essas coisas não afetem tanto. Como se diz em Natal, a gente aprende a "matar na unha" as pessoas que querem te provocar ou fazer a gente se sentir mal. Acho que quem aprende a fazer isso é o assistente social. deve ter até disciplina com o nome: "fundamentos da resposta rápida" (na verdade, eles pagam Comunicação Social, mas não sei se eles aprendem isso). O pessoal que trabalha com RH então, deve ter especialização só pra isso!
O mais interessante, e que ainda estou aprendendo a fazer, é saber quando ficar quieta. Nooooossa, como é difícil às vezes, ainda mais para uma ariana típica como eu! Mas eu chego lá.

No comments: