Friday, June 30, 2006

e agora, com vocês...o livro!!

Capítulo I

Marieta nasceu bem. Isso mesmo. Nasceu bem de saúde, bem de família, bem de vida. Como se fosse um sonho. Seus pais, casados havia dois anos, se amavam muito, e esperaram sua chegada com excitação. Ricos, ambos empresários, donos de uma famosa rede de lanchonetes, faziam mil planos para a vida que teriam dali em diante. Nada mais de 18 horas de trabalho por dia. Iriam se dedicar à filha. Afinal, tudo fora planejado para ser perfeito. Tinham dinheiro para se aposentar e idade para aproveitar.
Tudo corria bem, com o pai de Marieta chegando às seis (ele fazia uma ronda nos escritórios, só por precaução), e encontrando mãe e filha para um jantar em família. A mãe prestava consultoria, mas quase sempre seu trabalho era em casa, no telefone e fax. Enfim, eram uma família adorável. E Marieta, dentro deste ambiente tão harmonioso, crescia feliz e saudável. Corria pelos jardins, brincava com os animais da fazendinha...Só não tinha irmãos. Mas não parecia sentir falta, pois seus vizinhos iam sempre brincar com ela.
Aos cinco anos, a mãe resolveu que era hora de Marieta estudar. Contratou tutores, e Marieta estudou. Amava Literatura, Artes, Biologia. Às vezes até Matemática. Tudo para ela era um mistério a ser descoberto. Quando os pais decidiram levá-la a uma escola, o entusiasmo de Marieta amainou. Porém, ela logo se mostrou determinada e seguiu em frente. Cumpria suas metas e poderia ter sido oradora na formatura do ginásio, não fosse tão tímida.
Todo este capítulo, que muito fala e (aparentemente) nada diz, poderia ter sido dispensado. Marieta entenderia, claro, ela sabe o quanto um texto pode ser cansativo quando parece não ter um objetivo. Contudo, este é o mundo de Marieta, e não deve ter nem ser objetivo. A partir daí é que se pode entender os porquês. E os porquês virão. Marieta sabia. Para ela, os porquês vieram. Agora ela entende.

(continua)

No comments: