Sunday, July 02, 2006

O quê? A doida vai falar da Copa??

Desculpem, mas agora eu vou falar. Sei que quem me conhece vai me entender, e espero que quem não me conhece não me leve a mal. Essa negócio da Copa, essa comoção toda pela eliminação da Seleção Brasileira da competição, pra mim nada mais é do que reflexo de tudo o que nos faz brasileiros, em termos de povo, não de nacionalidade. Torcer pelo "Brasil" na Copa não vai me fazer mais ou menos brasileiro. Eu sou Brasileira todos os dias, e não de 4 em 4 anos. Tem dias que acordo não querendo ser, mas isso é um detalhe. Na boa, chorar copiosamente, ou passar mal, deixar de comer ou dormir, porque um grupo de atletas que por acaso estão representando seu país em uma competição, é o cúmulo. Reflete o quanto nós, povo brasileiro, somos manipulados, seja pelos políticos, pelo Carnaval ou pela Copa. O brasileiro como povo tem o terrível hábito de esquecer que o mundo não pára quando a gente pára. Ou seja, a cada dia, a cada minuto que passamos desperdiçando nosso tempo com algo que além de não nos acrescentar nada ainda vai nos fazer sofrer, estamos nos distanciando do mundo, sendo passados pra trás, feito um bando de manés. Eu sei, a gente precisa de distração, de lazer e tal, mas o que vejo é que, como uma droga, essa tal de Copa a cada dia mais toma conta de nossas vidas, e nos tira da realidade a ponto de não enxergarmos o quanto estamos dependentes dela, a título de "distração", simplesmente porque não temos outra razão pra viver, ou achamos que não temos!!
Eu sei que nesse exato momento vocês, meus três fiéis leitores estarão lendo isso e reconsiderando sua fidelidade a meu blog...sei que milhares de torcedores apaixonados terão mil argumentos contra minha posição, todos patriotas defendendo seu país, que tem muitas riquezas, mas é injustiçado e tem no futebol uma forma de expressar sua superioridade, blablablabla...tudo bem, eu não ligo. Já passei por isso nas Olimpíadas, no Pan...ano que vem tem mais. Tem Pan, no Rio, e me verei obrigada a responder o quanto estou orgulhosa de ter uma competição desse "porte" acontecendo na minha terrinha natal. Tudo bem. Contanto que não tenha que ver a Daiane dos Santos pululando ao som de "Brasileirinho", pra mim tá ótimo. Porque aí é "patriotismo" demais pro meu gosto.

No comments: