Sunday, March 01, 2009

a redenção de Gloria Perez (ou "inversão de valores")

Gente, tenho cismas infinitas com essa mania da Glória Perez de lutar em prol de causas em suas novelas. Quem me acompanha leu isso há um tempo atrás. Acho uma demagogia e um desserviço, uma vez que banaliza e ficcionaliza um problema muitas vezes real. Mas agora, correndo o risco de estar legislando em causa própria, ou por causa disso mesmo, tenho que dar a mão a palmatória. Pra quem não sabe, ela tem falado em sua novela sobre os alunos "pitboys" e sua falta total de respeito para com a autoridade (leia-se professores e autoridades policiais em si). Mas a bem da verdade, ainda não concordo com a vinda desse assunto à baila numa novela, apesar de eu mesma ser vítima de alunos mal-educados e acobertados por papais e mamães abestalhados. Trouxe esse assunto ao blog pra comentar sobre a inversão de valores que acabou sendo descoberta com a divulgação desse tema. Explico: Segundo o Ancelmo Góis (e eu pude comprovar, lendo alguns), a autora tem recebido, em seu blog, montes de comentários revoltados de pessoas que, ao que parecem, DEFENDEM o "bebê" Zeca!! E pra piorar a situação, acham dois personagens corretíssimos, Indra e Maico, dois babacas!! É claro que entra aí aquela velha história: ninguém assiste novela, a não ser as do Manoel Carlos, pra ver pessoas boazinhas, consideradas "sem-sal". Hoje em dia nem o mocinho é 100% bom. Tem seu lado audacioso, pois precisa lutar, às vezes meio "sujo" pra conquistar a mocinha. Mas essa situação já é extrema!! Cá entre nós, é uma inversão de valores do cacete!! Sinal dos tempos, meus caros, sinal dos tempos...
Pensando bem, mesmo sendo uma realidade que eu vivo, continuo não concordando com a abordagem desse tipo de problema real numa novela. Justamente pelo que gera. O simples fato de estar em uma novela dá um ar de ficção e gera um efeito contrário ao que seria o esperado: em vez das pessoas ficarem chocadas, elas agem como se aquilo não existisse: "Ah! não é possível!! Isso já é exagero!! Que é isso, ninguém faz isso!! Besteira!!" etc e tal. Daí para a dormência é um pulo. É quase o mesmo efeito que acontece quando vemos seguidamente notícias sobre violência e mortes. De tanto vermos, nos acostumamos com aquilo, achamos normal. Anestesia mental/visual.
TV é uma merda, sabia?...

No comments: