Friday, March 05, 2010
mais um logo: Shell
Desde sua primeira aparição no início dos anos 1900, o logo da Shell se transformou de uma renderização realística de um pecteno, ou concha de vieira (n. da t.:espécie de molusco bivalve), até a atual forma arredondada com cores distintivas.
Tanto a palavra "Shell" como o símbolo de Pecteno podem ter sido sugeridos à Marcus Samuel e Companhia (fundadores originais) por outro partidário interessado. Um certo Sr. Graham (de aparente origem escocesa) importava o querosene de Samuel para a India e vendia como 'óleo de Graham’. Ele se tornou um diretor da “Shell” Companhia de transportes e comércio, e existem algumas evidências que o emblema da Shell foi tirado da Cota d'armas de sua família.
Foi por volta de 1915 quando a renderização ficou mais fácil de ser reproduzida, mostrada no símbolo dos anos 1930 (acima).
A cor apareceu pela primeira vez com a construção das primeiras estações de serviço da Shell na California. Não apenas o amarelo e vermelho ajudaram a Shell a se erguer, mas estas cores eram também as cores da Espanha, onde muitos Californianos tinham sua origem. Talvez por mostrar as cores da Espanha era esperado que uma ligação emocional fosse criada.
Dos anos 1950 em diante, o ícone ficou mais e mais simplificado, aumentando o reconhecimento e a memorabilidade. O logo de 1971, que ainda é usado hoje, foi desenhado pelo francês de nascimento Raymond Loewy, que também criou logos para a BP e Exxon.
(saiba mais sobre este e outros logos aqui).
Marcadores:
croniquinhas,
letras,
semanário
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment