Tuesday, December 14, 2004

"Violence!" (Baby Sinclair)

Muito já se falou sobre violência. Acredito até que as pessoas me achem um pouco alienada, pois quase não falo sobre isso. Mas isso é tudo menos a verdade. Acho sim que de tanto falar sobre a coisa, estamos nos anestesiando. De tanto ver na TV cenas de violência, não nos chocamos mais, nem ligamos mais pra isso. É que a TV é um concentrador de informações, num universo de acontecimentos, ela capta as mais atraentes ao olhar. O ser humano se concentra no que desperta a emoção. Mas, paralisado pela sucessão de imagens, esquece o principal: agir.
Não adianta só olhar e reclamar, passar por um acidente e lamentar. O combate à violência começa em casa. Começa com a violência contra nossos corpos e nossas mentes também. O desrespeito é uma forma de violência. A falta de compreensão.; A falta de limites. A falta de humanidade, de cultura. Tudo isso é violência, é um atentado as nossas almas. E é um catalisador para a violência física.
Pasmem, mas a forma mais grave de violência não é a física. É o que motiva a violência física: a violência Moral. Não quero justificar quem pratica a violência, estou apenas tentando explicar como eu vejo a coisa. Estas pessoas são tão vítimas quanto suas vítimas, só que não se deram conta disso. E suas vítimas, por sua vez, tornam-se algozes quando condenam, sem pensar na engrenagem em que todos estamos metidos; quando disseminam a violência humilhando um colega de trabalho, fechando o vidro do carro num sinal (diferente da TV, aqui se age para não olhar), deixando de ir a um teatro para se sentar em frente a TV com uma pizza no colo. A violência está dentro de nós, mas ninguèm precisa ver. Eu posso escolher acabar com ela, começando por mim mesma. Todos podemos.

No comments: