Friday, July 07, 2006

Olha só (carioquíssima)

"Time to eat all your words
swallow your pride
open your eyes..."
(Tears for fears - sowing the seeds of love)

Sou míope. Se eu tirar meus óculos, meus -8,25 graus vão me fazer ver tudo embaçado do nariz pra diante. Agora você me diz: é o mundo que precisa de ajuste de foco ou eu que preciso pôr meus óculos de volta?
Pra quem não entende metáforas: se tudo aparenta estar errado, se ninguém faz nada certo na sua opinião, é o mundo que tem que mudar ou é você que precisa repensar seu ponto de vista?
OK, OK, simplista demais. Nem sempre a falta é nossa. O mundo é feio, tem coisa errada acontecendo o tempo todo. Mas me custa acreditar que na esfera de um indivíduo possa acontecer só coisas más, e só pessoas “erradas” convivam com este indivíduo! Se você repete um padrão de comportamento e ele resulta em fracasso, a culpa é sua sim! Porque por mais que você ache o contrário, esse jeito de agir é errado sim! É um exercício de lógica. Não dá pra consertar o mundo assim, mas dá pelo menos pra viver melhor consigo e com os que te cercam.
Ponha os óculos do bom senso, repense seu modo de agir. Não se envergonhe de admitir seus erros, mas reflita numa forma de não repeti-los. Imagine um jeito de passar por uma situação sem culpar ninguém por ela. Não é questão de ser “bonzinho”, é assumir as rédeas da sua vida, tomar a responsabilidade pelo que acontece nela, e deixar de ser passivo em relação a isso. Agir, não reagir.
E, sim, estou falando a alguém, especificamente. Se esse alguém vai entender, não sei. Mas se entender, vai ser ótimo, e prometo guardar segredo. Afinal, quem sou eu pra dar conselhos, pelo menos pra certas pessoas? Até onde sei, sou apenas “nuts” e não sei nada da vida...

"All for freedom and for pleasure
Nothing ever lasts forever
Everybody wants to rule the world..."
(Ibid. - Everybody wants to rule the world)

No comments: