Thursday, November 12, 2009

Sobre Daria

Aqui, uma tradução de um texto que achei na internet sobre o seriado "Daria" que foi ao ar pela MTV no final dos anos 1990. É meio antigo (2007 - o texto) mas é legal, porque Daria é uma personagem legal. Eu gosto. Tá bom, isso nunca foi termômetro pra ninguém, mas o bonequinho do Globo também não é, e nunca vi ninguém criticando as críticas dele (ou melhor, deles - são vários "bonequinhos").

"Se você era adolescente nos anos 1990s, você conhecia Daria. Você conseguia cantarolar a música tema de Daria. Você podia até mesmo representar a introdução de Daria.
E aí, eles tiraram Daria do ar.
Não me pergunte como minha mente estranha pousou no tópico de Daria (talvez alguns não estejam tão tristes porque Daria tinha uma linha e uma base de fãs meio "cult"), mas eu desejava uma sátira em desenho que fosse cômica, intelectual, e representando a geração adolescente do jeito que esse show fez.
A música tema às vezes pula na minha cabeça, e quando coloquei Daria nas minhas mensagens de "away", fui bombardeada com uma resposta massiva. Daí o post.
O que você lembra sobre a Daria? O que você gostava nesse seriado?
Vou descarregar meus pensamentos e descobertas recentes sobre o programa.
Primeiro, Daria foi um "spin-off" (derivação) de Beavis and Butthead. Daria era uma personagem secundária que tinha potencial para seu próprio show. O cinismo de Daria e a representação de uma adolescente típica dos anos 90 se mostraram bons para a MTV que deu sina verde para o piloto. Queria que Jeannine Garofolo realmente fizesse ela mesma a voz de Daria.
Daria quase foi chamada "The Esteemers". Boa escolha a não escolha desse nome.
Daria foi ao ar de 1997 a 2002, quando Nogin pegou e levou ao ar por um tempo. Infelizmente, só vai ao ar em países como o Reino Unido, apesar de eu ter certeza de que alguém poderia comprar um pacote com várias temporadas de Daria. Confira no site se você estiver interessado em recapitular as memórias de Lawndale High."
No próximo post publico a tradução dos motivos que levaram a autora Jami a escrever sobre Daria.

Se quiser ler o original e malhar minha tradução, vá em http://musingforamusement.blogspot.com/2007/11/daria.html

No comments: