Sunday, May 29, 2005

continho safado

"Meu filho, vamos lá, é rapinho...!"
E com esse pedido Juarez se ferrou.
Pegou o carro e dirigiu, parou, dirigiu, parou, dirigiu, parou. No quarto "dirigiu" ele já estava vermelho. Disse "Mãe, eu tenho aula."
"E por que você não disse antes?"
"...!Porque você disse que era rapidinho!"
E veio a voz de sua esposa, em sua mente, pra piorar mais a situação: "Eu conheço o rapidinho da sua mãe. É mercado, é feira, é depósito..." E ela tinha razão, Juarez sabia. Isso era o pior.
Chegando no quarto "parou", ele sacou o telefone e ligou para seu coordenador. Nem ele sabe porque, mas saiu com essa:
"Alexandre, meu pai foi atropelado. Não vai dar pra aparecer aí hoje não."
"Como é que foi isso, cara?"
E Juarez então desenrolou uma história muito doida. Quando terminou, ligou pra esposa e disse que iria pegá-la e os dois iriam para casa. Andava sentindo falta de uma folga mesmo, pensou. Vai ser bom, pelo menos valeu a mentirinha.
Contou à esposa o "acontecido", ela riu e depois perguntou:
"E como é que você vai fazer no seu aniversário?"
A mãe tinha dito que iria fazer um churrasco para Juarez, e ele chamou seus amigos e colegas da escola. Todos iriam e a festa seria na casa de sua mãe. E agora?
O jeito era desmarcar. Mas como falar com todos em tempo hábil? Juarez se arrependeu de ter mentido pra ajudar sua mãe. "Mas que idéia," pensou, "tinha logo que atropelar meu velho?"


Escrevi esse texto já tem um tempo. Mas ainda não achei um final decente. Pensei em fazer o Juarez dizer pra todos que o pai dele não teve problemas graves, e no churrasco todos iriam descobrir...seria meio trágico, porque todos iriam ao churrasco com mil recomendações, cheios de compaixão pelo pobre "acidentado", porque àquela altura o fofoqueiro do Alexandre já teria espalhado para a escola inteira...e encontrariam o pai dele sem um arranhão e, pior, sem saber de nada.
Outra seria os próprios amigos ligarem em solidadriedade, e aconselhando Juarez a adiar a festa, pelo estado de saúde do pai...esse talvez seria mais engraçado, ou não...sei lá.
Podem dar sugestões...assim que chegar a um final que preste atualizo o conto...ou então deixo ele assim mesmo, pra dar um ar de mistério, que tal?

No comments: