Sunday, November 13, 2005

Fan

Outro dia fiquei prestando atenção no barulho do meu ventilador velhinho e me ocorreu que os ventiladores novos não fazem barulho nenhum. Não duram nada, e o que parece ser vantagem na verdade nem é. O meu velhinho é de um modelo bem antigo, mas não me larga. E tem um som potente, um som inconfundível que hoje você só encontra naqueles modelos "tufão", tipo ventilador de igreja.
Gosto do barulho do ventilador, não é ensurdecedor, é até relaxante, contribui com a sensação de vento, parece que o barulho é porque ele venta mais, não sei, só sei que gosto. Na casa da minha vó tinha um assim, White Westinghouse(acho que essa marca nem existe mais) e ele era bom. Tão bom que quando a gente saía de frente dele, sentia o choque térmico, igual quando estamos no ar condicionado e saímos. No calor sufocante do verão no Rio, era melhor do que o próprio ar condicionado. Atualmente os bichinhos são tão fraquinhos que caem com o próprio vento...
O da minha vó era de ferro, feito gente boa, que hoje em dia são "pessoas de fibra". Eu fico imaginando que muita gente hoje é feita de plástico, como esses ventiladores novos: sofisticados, caros, mas quebram já na primeira queda. Mas não perco as esperanças. Sempre se pode achar os "tufões". Só espero que não desapareçam...

No comments: